terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Akita


Vou contar um pouco do que eu sei sobre o Akita, para quem estiver interessado aqui esta as informações que precisa.

O Akita é um cão já com 400 anos, ou seja, é um cão que preservou bem sua origem primitiva, esteve quase extinta, e ao longo dos anos foram sendo recuperados, pra que se encontra hoje do jeito que estar, com trabalho seletivo para preservar o máximo da raça. É um cão de origem japonesa, muito utilizados nas guerras do Japão como informante de intrusos. Chegou no Brasil nos anos 70, pelos primeiros criadores, porem nessa época ainda havia bastante duvidas entre o Akita Japonês que hoje é o Akita Americano.
Duas vertentes dessa raça, americana e japonesa, deram origens a padrões diferenciados do mesmo cão. Mas a partir de 1998, a Federação Sinológica, determinou classificações distintas. O padrão japonês, permaneceu com o nome Akita, e o americano foi rebatizado como " Grande Cão Japonês". Ainda nessas diferenças, o cão americano, possui estrutura de ossatura maior pesando em media, de 50 á 60 kg, enquanto o akita japonês ou conhecido também como Akita Inu pesa em torno, de 35kg os machos e 28kg as fêmeas.
Características Comportamentais. É um cão bastante equilibrado emocionalmente (nem manso demais, nem agressivo), bastante companheiro(podendo ser indicado pra crianças), fiel, bom guarda ( e um detalhe importante nesse ponto, JAMAIS, deve-se  ser adestrado ou despertado ataque, pois esse extinto de guarda é uma coisa natural, que com o tempo ele fará tranquilamente, por volta de 1 ano de idade.), late  muito pouco (por isso deve-se dar um credito a ele quando lati, pois pode não ser frescura, nem besteira), afirma-se ser um cão autolimpante, ou seja, ele se lambe frequentemente, isso permite que desenvolva um óleo natural na sua pelagem, impedindo mau odores, devido a isso também não se deve dar banhos frequentes se dar banho em akitas por volta de 2 em 2 meses. O Akita é um cão que necessita de exercícios diarios, porem não requer espaço, podendo ser criado em apartamento (o único problema de apartamento é o piso liso, pois como o akita desenvolve rápido, suas patas frequentemente sendo escorregada no piso pode haver defeitos no seu andar.) recomenda-se quando jovem uma caminhada longa pela manha ou pela noite,  em caso de apartamento e caminhadas medianas a curtas quando adultos. E se morar em casa, caminhadas medias a curtas, pois ficara solto em casa. A Akita fêmea é uma ótima mãe, não deixando nenhum resíduo de sangue no local onde parir, e são bastantes protetores com seus filhotes, pari em media de 5 filhotes por ninhada.
Característica Físicas. O Akita mede-se a partir da cenelha ( final do pescoço), nos machos 67cm, podendo ter 3 cm acima ou abaixo, e nas fêmeas 61cm, também podendo ter 3 cm acima ou abaixo. O padrão da raça possui 4 cores que são, o vermelho, o tigrado, o branco e o cessamo. É um cão que come pouco, em media 600g por dia, porem, existe akitas adultos que come 400g por dia. É bom evita dar muito alimento para evitar a obesidade.
É UM CÃO QUE VALE A PENA CRIAR, É SÓ DAR BASTANTE AMOR E CARINHO QUE ELE VAI SABER RETRIBUIR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário